O Vice-presidente da Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) José Chembeze defendeu ontem em Maputo (02/11/2017), no Fórum de Negócios Moçambique-Grécia, a necessidade de as parcerias de negócios que fossem desenvolvidas entre os empresários dos dois países, atendessem a questão de transferência de tecnologia e Know-how, que são os factores que constituem maior desafio para as empresas moçambicanas, em vários sectores de actividade económica, mas principalmente no de Agricultura que é o base.
José Chembeze instou os empresários gregos a firmarem parcerias com a contraparte moçambicana e investirem no país nos potenciais sectores existentes, sobretudo o de Agricultura que é a base de desenvolvimento da economia moçambicana e a actividade que garante emprego e sustento de grande parte da população. Ademais, Chembeze frisou ainda que, a cadeia de valor das actividades acaba sempre dando um suporte a esta actividade básica e esta é também a aposta da ACIS que assim sempre seja.
Por sua vez, o Vice-Presidente Executivo da Federação das Empresas Privadas Gregas (SEV), Konstantinos Bitsios reafirmou o interesse das empresas do seu país em investir em Moçambique, nos sectores Industrial, Comercial e de Serviços, pelo que, aquela oportunidade constituía uma fase exploratória muito importante, sendo que se seguirão outros encontros entre os empresários dos dois países.
Na mesma senda, Bitsios enalteceu o papel da ACIS na colaboração para realização do fórum e espera que a sua instituição firme um Memorando de entendimento com esta, o mais breve, visto que, é um instrumento que orientará a cooperação entre as duas agremiações representantes de empresas.
O Fórum de Negócios Moçambique-Grécia realizou-se a margem da visita de uma delegação de 15 empresários gregos à Moçambique, chefiada pelo Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Terence Spencer, quem visita Moçambique pela segunda vez.