O Banco Société Générale Moçambique inaugurou no passado dia 25 de Novembro um balcão corporativo, na cidade da Beira, província de Sofala.
Trata-se do sexto balcão do Banco em Moçambique, desde a sua instalação no território nacional em 2015 e primeiro na cidade da Beira, concretizando a presença da instituição nas regiões norte, centro e sul do país.
Numa cerimónia restrita, em obediência ao protocolo de prevenção contra a Covid-19, o Director Executivo do Banco Société Générale Moçambique, Sterghios Dassarecos, referiu que a presença do Banco na cidade da Beira visa apoiar o desenvolvimento industrial e comercial, garantir assistência às Pequenas e Médias Empresas (PME’s) e alavancar o rápido crescimento da cidade.
“Beira é a segunda maior cidade do país, com um potencial industrial e económico significativo, derivado do comércio e actividades portuárias. A cidade é o centro da indústria de transporte e logística, que é tradicionalmente um sector-chave apoiado pelo Grupo Société Générale. O nosso objectivo é apoiar estes sectores com base na nossa experiência local e internacional, fornecendo soluções feitas à medida, numa perspectiva abrangente, tendo em consideração as necessidades dos nossos clientes, bem como dos seus ecossistemas, desde os seus fornecedores aos seus colaboradores”, afirmou.
Sterghios Dassarecos referiu, igualmente, que o Société Générale Moçambique tem interesse em contribuir para o relançamento da economia na cidade e estimular o desenvolvimento de conteúdos locais em todos os grandes investimentos.
“Queremos também participar na reconstrução da Beira, na sequência do ciclone IDAI em 2019. Nosso objectivo é apoiar as empresas que precisam de voltar e continuar seus negócios”, disse.
A representante do Banco de Moçambique em Sofala, Ruth Pátria, referiu que a abertura do balcão do Banco Société Générale Moçambique naquela província responde aos apelos do governo visando uma maior expansão territorial dos serviços bancários e financeiros pelo país e o garante de uma inclusão financeira mais abrangente. “Estamos convictos do impacto que a abertura desta agência trará para a cidade da Beira em particular, ao aumentar o leque de oportunidades e alternativas de serviços financeiros, permitindo assim a realização de transacções com maior celeridade, conforto e segurança”, disse.
Por seu turno, o Embaixador da França em Moçambique, David Izzo, considera que a abertura do balcão do Société Générale na cidade da Beira representa o testemunho da confiança das empresas francesas e suas subsidiárias no sector privado na província de Sofala.
“É impressionante o exemplo de vitalidade desta cidade que, alguns meses antes da minha chegada a Moçambique acabava de ser fustigada pelo ciclone IDAI. Podemos confirmar a sua resiliência e a dos seus habitantes e a presença do sector privado francês aqui testemunha o nosso optimismo no desenvolvimento futuro não só da cidade, como da província. Temos cá várias grandes empresas implantadas e que trabalham, como a Bolloré, a Companhia de Sena, várias ONG’s e ainda empresas do sector açucareiro”, frisou.
O Banco Société Générale Moçambique é uma subsidiária do Grupo Société Générale, um dos principais líderes do sector financeiro europeu, com sede em 62 países e conta com 138.000 colaboradores e 29 milhões de clientes em todo o mundo.
Moçambique é a primeira subsidiária do Banco na África Austral, o que demonstra a ambição do grupo de crescer no território africano investindo numa perspectiva de longo prazo.