CARLOS MESQUITA: “A MELHORIA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS PASSA PELA CONTÍNUA SIMPLIFICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS”

//CARLOS MESQUITA: “A MELHORIA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS PASSA PELA CONTÍNUA SIMPLIFICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS”

CARLOS MESQUITA: “A MELHORIA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS PASSA PELA CONTÍNUA SIMPLIFICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS”

O governo moçambicano compromete-se a reforçar o diálogo e a parceria com o sector privado, visando a melhoria do ambiente de negócios em Moçambique.

O compromisso foi assumido em Maputo pelo ministro da indústria e comércio Carlos Mesquita no quadro das celebrações do vigésimo aniversário da Associação do Comércio Indústria e Serviços (ACIS).

O governante afirmou que a melhoria do ambiente de negócios passa pela contínua simplificação de procedimentos em matéria fiscal, legislativa e aduaneira, para além do financiamento as pequenas e médias empresas.

“É necessário promover o financiamento do empresariado local, especialmente as Micro, Pequenas e Médias Empresas em diversos ramos de negócio e cadeias de valor de produção, transformação e prestação dos serviços, agricultura, pesca, turismo transportes e comunicações, bem como a mobilização de recursos para assegurar a diversificação da economia, promovendo o investimento em sectores como o agro-processamento, silvicultura, manufactura, turismo e energia”, recomendou.

A ACIS realizou, em meados de Junho, a cerimónia de celebração dos 20 Anos da associação, fundada em Maio de 2001, na cidade da Beira, província de Sofala.

Na ocasião, o Presidente do Conselho de Gerência da ACIS, Luís Magaço, renovou o compromisso em prol do desenvolvimento empresarial.

“A melhoria do ambiente de negócios é um esforço conjunto de todos nós, o sector público, o sector privado, a academia, a sociedade civil, pelo que, nos próximos 20 anos, nós queremos continuar com o apoio de todos”, disse.

Melhoria do ambiente de negócios que exige, acima de tudo, o acesso ao financiamento. Nesta perspectiva o Banco Société Générale, presente em cerca de 60 países do mundo e a operar em África há mais de 100 anos, reafirmou total disponibilidade em trabalhar com o sector privado.

A operar no país, desde 2015, o Banco Société Générale Moçambique sublinha o seu empenho no desenvolvimento e crescimento do empresariado moçambicano, tal como garantiu a Directora de Marketing da instituição, Silvia Banze.

“Em Moçambique, somos um banco focado na banca corporativa e na evolução das empresas locais e do sector privado no seu todo, incluindo e abrangendo Grandes, Médias e Pequenas Empresas. Portanto, estamos empenhados e comprometidos em ser um parceiro activo no desenvolvimento da economia local e na transformação positiva do continente africano, através do nosso programa estratégico chamado Grow Africa e, tendo em conta os desafios apresentados pelo contexto da pandemia da Covid-19, acreditamos que as empresas precisam cada vez mais de apoio e de suporte”, afirmou.

2021-07-13T13:48:15+00:00 13 Julho 2021|Ambiente de Negócios|