Sobre ACIS

Início/Sobre ACIS
Sobre ACIS 2017-08-17T14:49:10+00:00

Promovendo e desenvolvendo negócios.

A Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) é uma pessoa colectiva de direito privado, com fins não lucrativos, dotado de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Fazem parte desta agremiação, pequenas, médias e grandes empresas dos ramos industrial, comercial e prestação de serviços, que operam no território nacional moçambicano, independentemente da sua origem.

Visão

Um sector empresarial cada vez mais produtivo e competitivo, com contributos significativos para geração de emprego e riqueza e capaz dinamizar o processo de desenvolvimento económico e social do País.

Missão

A missão da ACIS é promover, apoiar e proteger os interesses empresariais e de negócios dos seus membros, de forma particular e das empresas em geral que operam em Moçambique; Fornecer informações, suporte e treinamento para as empresas; lobby e advocacia em prol dos membros e do Sector privado em geral. Na sua actuação a ACIS pauta pelos princípios de boa Governação e Gestão Organizacional.

Testemunhos

I arrived in Mozambique in August 2009 with little knowledge about the laws of the country and even less knowledge of Portuguese language. It was a horrendous challenge in unchartered territory but thanks to the services of ACIS, especially the download section of their website and the regular information emails, I now have ammunition enough to become an excellent Manager in this country.

I have been in CEO positions in two other more-developed countries before coming to Mozambique but no other organization I know has offered such a professional, timely and effective service. The English translations of the various laws alone would be enough to make the existence of ACIS worthwhile.  Thanks to Carrie and thanks to all the ACIS team for the great job! Keep it up!

André Baya, Country Manager, Rogers Logistics

ACIS has been an invaluable source of authoritative information and, in certain contexts, an early warning system for impending legislative change.  To the lawyers at SAL & Caldeira, it’s also a real timesaver, as we often send new investors to the ACIS website to learn about how to set up in business in Mozambique.  ACIS projects abroad a positive, can-do image of Mozambique that gives comfort (and inspiration) to investors.

Samuel J. Levy, Partner, Sal & Caldeira Advogados e Consultores

ACIS é defenitivamente uma associação a qual todas as empresas do mercado deveriam associar-se. Não só pelo seu excelente trabalho na promoção do investimento e desenvolvimento do país, bem como, pela sua constante busca no que diz respeito á informação e procura de soluções adequadas aos seus diversos membros. A DBB ao juntar-se a esta organização, aumentou a sua exposição no mercado, ganhando uma maior visibilidade, o que por sua vez veio contribuir para o crescimento carteira de potenciais clientes. Acreditamos no projecto, bem como na sua visão em contribuir para o desenvolvimento económico de Moçambique.

Cristiana Oliveira, Gestora Media/Media Planner, DDB Moçambique

ACIS assisted us in many cases during our long-term partnership through providing guidance with local legislation in Mozambique and its application. We also appreciate ACIS as a forum to strengthen our brand in the local market and create networking opportunities.

Christian Roeder, Country Manager, DAMCO

O contributo inquestionável da ACIS na promoção e desenvolvimento do empresariado local, abriu uma importante e dinâmica janela de oportunidades, quer através da criação e alargamento de um network de contactos e de interacção entre os seus membros, em diversos sectores de actividade, abrindo oportunidades de negócio e um ambiente de coesão.

Um outro ponto importante e destaque é […] a sensibilidade e conhecimento dos constrangimentos de acesso à legislação traduzida para os seus membros. Do nosso ponto de visto, isto reflecte a visão de conjunto da ACIS, materializada no pensar local e agir globalmente. E ainda, o fluxo de informação colocada à disposição dos membros e que certamente é um contributo valiosíssimo.

Carla Gonçalves, Directora Comercial, Moçambique Companhia de Seguros, SA

Joining ACIS has been one of the greatest joys for our company, the association’s devotion and uphill struggle to provide us with up to date legislation, reviews and general information has had a major impact on our company and assisted us to stay at the forefront in our business environment.

Johann Júnior, Commercial Manager, Joaco Cimentos Lda

O grupo Kawena, S.A. em Moçambique (Kawena, Saverite e Kangela Celular) melhorou significativamente o seu desempenho devido ao excelente serviço informativo e de divulgação de legislação, relatórios, procedimentos de variada natureza existentes em Moçambique e sobre tão vasta matéria, para além de um site de fácil utilização e tão bem “apetrechado” de informação muito útil para que possamos melhorar os nossos conhecimentos e cumprir com o que nos é de direito. Para além disso, começamos a participar na CCT que nos permite ter voz e apresentar as nossas questões e experiência, receber as dos nossos congéneres e assim participar na vida social, política e económica do nosso País.

Miguel Pinheiro, Human Resources Manager, Grupo Kawena, S.A.

THE definitive source for my business information and support. Without parallel in Mozambique.

Lynne Joshua, Director, Admintegrada Lda

Valores

A ACIS tem o seu funcionamento assente em valores, princípios, crenças sólidas que regem o seu comportamento no seu dia-a-dia, nomeadamente:

  • Ética – A ética como valor significa uma busca pela melhor forma de convívio dentro e fora da organização, com base na conduta moral, os membros da ACIS respeitam as diferentes normas que regem a associação nos seus diversos âmbitos, designadamente político, económico, social e legal, procurando assumir um posicionamento exemplar no seu meio de actuação e nesse sentido, a ACIS aderiu ao Pacto de Integridade Contra a Corrupção proposto pelo Instituto de Directores de Moçambique.

  • Espírito de entrega e cometimento pela causa e existência– o espírito de entrega e cometimento pela causa e existência como valores, representam o interesse de todos os membros da ACIS na realização da missão que levou à formação da agremiação e para isso todos participam da melhor forma possível para tal realização.

  • Inovação – A ACIS possui um grande interesse pela melhoria contínua das suas actividades, procurando desenvolver formas cada vez melhores de desempenhar as suas funções, assim como trazer assuntos ligados à temática de desenvolvimento empresarial, competitividade sectorial, bem como a transparência nos negócios, contribuindo desta forma com novas formas de análise.

  • Eficiência e eficácia – a eficiência na maioria das organizações, principalmente as organizações com fins lucrativos, representa o melhor uso de recursos com vista à maximização do lucro e minimização dos custos, mas para a ACIS representa o uso de mecanismos que possam servir de motivação e que permitam alcançar patamares apenas equiparáveis com os melhores e ao menor custo possível, produzindo eficazmente dentro dos prazos estabelecidos.

  • Transparência e honestidade por forma a garantir a credibilidade ACIS, este assume como valores a transparência e honestidade em todas as suas actividades.

Orgãos Sociais

Assembleia Geral

José Manuel Caldeira
José Manuel CaldeiraSal & Caldeira Advogados
Presidente da Mesa de AG
Aurora Psico
Aurora PsicoGAPI, SA
Vice-Presidente da Mesa de AG

Conselho Fiscal

Victor Brazão
Victor BrazãoMoza Banco, SA
Presidente do Conselho Fiscal
Cláudia Seie
Cláudia SeieGlobal Alliance Seguros, SA
Vice-Presidente do Conselho Fiscal

Conselho de Gerência

Carlos Henriques
Carlos HenriquesMozfoods, SA
Presidente do Conselho de Gerência
José Chembeze
José ChembezeCOWI (Moçambique)
Vice-Presidente do Conselho de Gerência
Mário Deus
Mário DeusGondwana, Lda
Membro do Conselho de Gerência
Bruno Tembe
Bruno TembeCDM, SA
Membro do Conselho de Gerência
Henriqueta Hunguana
Henriqueta HunguanaICC Moçambique, Lda
Membro do Conselho de Gerência

Direcção Executiva

Fernanda Fazenda
Fernanda Fazenda
Directora executiva

Centenas de empresas já se juntaram a ACIS.

0+
Membros
0
Investimento total (milhões de USD)
0
Total empregados
0
Produtores comunitários
Junte-se a nós agora

Gestão

A ACIS é no fundo gerida por uma Assembleia Geral que compreende todos os membros de pleno direito da associação. A Assembleia Geral é dirigida por um Presidente e um Vice-Presidente. A Assembleia elege um Conselho de Gestão, que é responsável pela gestão diária da associação, e um Conselho Fiscal que é responsável pela fiscalização financeira e auditoria. Os oficiais eleitos reúnem-se mensalmente e nestas reuniões os membros podem submeter quaisquer comentários, preocupações e questões que têm em relação à gestão da associação.

Numa base diária, a ACIS é gerida por um secretário executivo, e uma equipa administrativa, supervisionada pelo Conselho de Gestão e o Conselho Fiscal. A ACIS orgulha-se da sua gestão eficiente e eficaz e transparência financeira.

Em 2005, a ACIS alcançou a certificação do sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2000 e a associação é gerida de acordo com um manual de gestão certificado pela ISO.

Finanças

Para as suas operações diárias a ACIS depende das quotas pagas pelos membros. Isto permite-nos manter a voz independente com a qual nos tornámos sinónimos.

O ACIS está registado no Ministério das Finanças para efeitos do IVA e tem um técnico de contas registado que elabora contas mensais usando o software Primavera aprovado pelo Governo. As contas são distribuídas regularmente a todos os membros.

Além disso, para projectos especiais a ACIS poderá procurar financiamento adicional de organizações de doadores e no passado já trabalhou, entre outras, com a GTZ (Cooperação Técnica Alemã), a CIDA (Agência para o Desenvolvimento Internacional do Canadá), o CIPE (Centro para a Empresa Privada Internacional) e a ECoSIDA (Empresários Contra SIDA). A aplicação destes fundos é justificada junto da respectiva organização doadora e também dos nossos membros.

Quotas de membro

  • 2,000 Mt joia

  • 1,200 Mt quota por mês (Pequena empresa: faturação até 14,700,000 Mt) e 2,200MT por mês (Empresa Média/Grande: faturação acima de 14,700,000 Mt)

  • Quotas são facturadas em blocos de seis meses ou anuais

  • Todas as quotas estão sujeitas a uma factura e recibo oficial emitido eletrónicamente por nós

(Note que, embora apenas empresas registadas e constituídas em Moçambique podem tornar-se membros de pleno direito da ACIS, temos também o estatuto de Membro Correspondente disponível às empresas registadas fora de Moçambique e às entidades não comerciais em Moçambique).