LEONOR ASSUNÇÃO: “A INSITE COLOCOU A PALAVRA ‘CERTIFICAÇÃO NO VOCABULÁRIO DAS EMPRESAS”

/, Negócios/LEONOR ASSUNÇÃO: “A INSITE COLOCOU A PALAVRA ‘CERTIFICAÇÃO NO VOCABULÁRIO DAS EMPRESAS”

LEONOR ASSUNÇÃO: “A INSITE COLOCOU A PALAVRA ‘CERTIFICAÇÃO NO VOCABULÁRIO DAS EMPRESAS”

A INSITE, empresa moçambicana, fundada em 2010 para prestar serviços de apoio, nomeadamente, Formação, Consultoria e Auditoria, no âmbito da implementação e certificação de Sistemas de Gestão por Normas Internacionais, como as ISO e outras, configura-se como uma das maiores referências do mercado no seu ramo de actividade.

Com 11 anos de existência no mercado nacional e uma forte contribuição na identificação e abertura de oportunidades de negócio, a organização regozija-se, na voz da sua fundadora e Administradora, Leonor Assunção, por ter activado a palavra ‘certificação’ no vocabulário das empresas moçambicanas e desmistificado o conceito de ‘Conteúdo Local’.

“Quando começámos em Moçambique, praticamente ninguém tinha ouvido falar de certificação. Fizemos muito trabalho pro-bono, formámos alianças com parceiros estratégicos, como o INNOQ e palmilhamos muitos quilómetros para abrir oportunidades de negócio. Hoje sentimos que, se há um mercado, nós tivemos um papel nisso. Ajudámos a desbravar o caminho e a construir alguma coisa que está realmente a contribuir para a melhoria da acessibilidade a oportunidades que anteriormente eram inacessíveis às empresas locais”, disse.

Rebaptizada em 2014, a INSITE iniciou a actividade em 2010, como NUTRICONSULT e visava a prestação de serviços de consultoria na área da Nutrição e Segurança dos Alimentos, tendo evoluído posteriormente e abrangido outros sectores, facto que despoletou a necessidade de mudança de nome e rebranding.

Com a diversificação das áreas de actuação, a empresa que nasceu na cidade de Maputo cresceu e hoje presta serviços em todo o território nacional e além-fronteiras, conforme as oportunidades aparecem.

“O nome INSITE surgiu da junção de duas palavras em inglês – In e Site, pretendendo significar ‘No Local’. Queríamos dar a ideia de que estávamos, onde o negócio dos nossos Clientes estivesse, para dar apoio, para os ajudar a conseguir atingir os objectivos e obter as suas certificações. Viajávamos por todo o país, se necessário, para o conseguir fazer”, explicou a Administradora.

Segundo Assunção, a pandemia da Covid-19 e a necessidade do distanciamento social obrigaram a que a empresa adoptasse outra forma de actuação, sendo o modelo online o que melhor se adequou ao contexto, alterando o lema para ‘Estamos Aqui Para o Ajudar’.

“Esta frase continua a encerrar a nossa filosofia e a transmitir aquela que é realmente a diferença que aportamos ao mercado: estamos verdadeiramente aqui, de corpo e alma, online ou em modo presencial, para ajudar os nossos Clientes a atingirem os seus objectivos e a fazerem dos seus projectos de certificação, e não só, um sucesso e uma realidade. O que temos conseguido fazer, já que, até hoje, somos a empresa de consultoria nesta área com maior número de Clientes certificados – cerca de 30”, jubilou.

Em termos organizacionais, a INSITE está segmentada em cinco áreas, designadamente, Qualidade e Sustentabilidade que inclui todos os projectos ligados à Gestão da Qualidade, Segurança da Informação, Continuidade de Negócio, entre outros; Energia, Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho; Gestão da Emergência; Agricultura e Florestas; e Nutrição e Segurança Alimentar, que inclui todos os projectos relacionados com a melhoria da acessibilidade a alimentos de qualidade e seguros.

“O nosso plano é continuar a crescer de forma sustentável e consolidar a operacionalização das áreas de negócio estabelecidas. O maior desafio é conseguir crescer de forma sustentável e manter o nível de qualidade a que habituámos os nossos Clientes. Conseguirmos ser competitivos sem perda de qualidade (que para nós é uma questão de brio e marca a diferença) num mercado onde essa não é uma preocupação generalizada e onde nem sempre é fácil mostrar que o barato sai caro”, referiu.

Filiada em diversas associações empresariais, incluindo a Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS), com quem implementa o Programa Nacional de Capacitação e Preparação das Empresas para a Certificação (QUALIFICAR), a INSITE encontra no associativismo um importante vector de união de sinergias, partilha de conhecimento e fortalecimento de networking.

Diante de tantas adversidades, incluindo a pandemia da Covid-19, Leonor Assunção aconselha os empresários a manterem-se informados e, mais importante, filtrarem e saberem o que fazer com a informação que recebem e manter o foco naquilo que podem alterar / melhorar.

“Esta postura é crítica para vencermos inúmeros desafios e para conseguirmos evoluir. Dessa forma, conseguimos, contra todas as expectativas, navegar a pandemia e ainda ter melhores resultados que no ano anterior”, Concluiu.

2021-08-12T08:44:26+00:00 12 Agosto 2021|Ambiente de Negócios, Negócios|