MEMBROS DA ACIS FORMADOS EM FISCALIDADE E GESTÃO FINANCEIRA

//MEMBROS DA ACIS FORMADOS EM FISCALIDADE E GESTÃO FINANCEIRA

MEMBROS DA ACIS FORMADOS EM FISCALIDADE E GESTÃO FINANCEIRA

35 empresas membros da Associação de Comércio, Indústria e Serviços foram capacitadas em matérias de Fiscalidade e Gestão Financeira, recentemente, no âmbito do projecto de Desenvolvimento da Capacidade Organizacional da ACIS, apoiado pela Fundação para a Melhoria do Ambiente de Negócios (FAN).

O curso, ministrado online pela Tax Business School contemplou seis módulos, designadamente: Tributação em IVA; Procedimentos de reembolso em IVA; Tributação em IRPS; Tributação em IRPC; Gestão Financeira; e Contencioso.

No final da formação, os membros da ACIS foram unânimes em considerar que a iniciativa é de grande serventia para o exercício das suas actividades.

“Eu achei muito útil, sobretudo o módulo que abordou sobre o IVA. Os outros módulos também foram bastante informativos e detalhados, principalmente para aqueles que são contabilistas. O formato adoptado deu resultado e o material que nos foi enviado complementa tudo o que foi dito nas apresentações”, disse Ana Cruz, gestora das operações regionais da Grafex.

Para a gestora financeira da J&J Transportes, Diolinda Ataíde, dada a relevância dos conteúdos ministrados seria importante capitalizar a participação do maior número de membros.

“O formato online foi de mais valia porque a partir do escritório eu pude participar. Se fosse presencialmente se calhar seria difícil. Tivemos espaço para expor as nossas dúvidas e penso que foi melhor assim. Pode ser que hajam outros participantes que gostariam de estar presentes, mas que não tenham condições de informática, era importante colher-se informações e saber se todos estariam aptos para participar online”, sugeriu.

Por seu turno, Hermínia Redondo, da Mozambique Leaf Tobacco, considera que a decisão da ACIS em realizar a formação através da plataforma zoom garantiu segurança contra a Covid-19 e permitiu a contenção de custos, garantindo a participação dos membros em todo o país.

“Se assim tiverem que ser as futuras capacitações, não vejo qualquer problema”, vincou. “É um treinamento relevante porque reflecte o nosso dia-a-dia, principalmente os conteúdos sobre o IVA, bastante produtivos. Estas formações devem continuar porque por vezes permanecemos centrados numa legislação que talvez já tenha sido revogada e não estamos cientes da situação e é, nalgum momento, nestes eventos que nos actualizamos”, disse.

Jennifer Bizarro, consultora jurídica na MXR, referiu que vai aplicar o conhecimento adquirido no aconselhamento aos clientes.

“São temas com os quais eu já trabalhava e foi útil porque deu para rever a matéria e saber como é que são as coisas na actualidade. Levo do curso esse aprendizado que vou aplicar no quotidiano”, afirmou.

 

António Monjane

2020-10-12T14:58:53+00:00 7 Outubro 2020|Economia|