Mulheres nos negócios: Patrícia Teles e o segredo de uma liderança de sucesso

//Mulheres nos negócios: Patrícia Teles e o segredo de uma liderança de sucesso

Mulheres nos negócios: Patrícia Teles e o segredo de uma liderança de sucesso

Força, perseverança, rigor e foco, são, para a empresária portuguesa, Patrícia Teles, as ferramentas necessárias para exercer uma liderança de excelência em qualquer parte do mundo.

A residir actualmente em Moçambique, a fundadora da Print4you considera que para liderar, é necessário compreender as forças e as fraquezas dos trabalhadores e oferecer-lhes as ferramentas necessárias, para que estejam constantemente motivados.

“Neste processo, a formação dos recursos humanos é imprescindivel, para que os trabalhadores possam fazer sempre o melhor e com motivação”, explica.

A empresária afirma que o facto de ser mulher jamais constituiu impedimento à concretização dos seus objectivos, pois estes dependem única exclusivamente da vontade de cada um e não do facto de ser homem ou mulher.

Patrícia Teles reconhece, no entanto, que em Moçambique, como em outras partes do mundo, a mulher tem menos poder nas zonas rurais, do que nas cidades.

“Este facto, em certa medida, representa uma circunstância que muito provavelmente poderá evoluir num futuro próximo. A educação e o acesso à informação que se tem verificado ao longo dos últimos anos tem demonstrado que iremos avançando para a igualdade de oportunidades tanto para o homem como para mulher. Penso que a chave para a mudança reside na sensibilização das populações das zonas rurais e a sociedade em geral. A liderança não se vê num homem ou numa mulher, mas sim no ser humano”, remata.

Fundada em 2005, a Print4You é hoje uma importante empresa, a nível nacional, na prestação de serviços de outsourcing de impressão e emprega, actualmente, 70 funcionários, todos moçambicanos.

A nossa fonte diz que é um desafio trabalhar com mão-de-obra exclusivamente moçambicana, mas, simultaneamente, sente-se privilegiada por poder descobrir novos talentos.

“Estou muito satisfeita, porque temos excelentes recursos na empresa e todos eles formados internamente. Todos os funcionários têm formação contínua na área correspondente. É incrível viver toda esta diversidade. Ao longo destes anos, com esta experiência de vida empresarial e pessoal, tornei-me uma pessoa melhor e cresci bastante . Devo isso às pessoas, ao acolhimento, e a tudo o que encontrei em Moçambique”, regozija-se.

Equipa Print4You

Segundo a dirigente, o empreendimento é, igualmente, um exímio exemplo da promoção da igualdade de género, sendo que 50% dos colaboradores são mulheres.

“Eu contrato os melhores para os cargos, independentemente do género ou até mesmo faixa etária. A selecção e recrutamento dos candidatos é baseada na sua capacidade de trabalho e perfil para um determinado cargo”, afiancia.

Patrícia Teles destaca que, desde a sua fundação até aos dias actuais, a Print4You regista um franco crescimento, mas nem sempre a caminhada foi reluzente. Se por um lado a empresa é um caso de sucesso, por outro lado é um exemplo de resiliência, e tem resistido às crises que o país atravessa, desde o ano 2016.

Patrícia acredita que é possível encontrar, na crise, um trampolim para o desenvolvimento e rejeita, por isso, a autovitimização como uma saída.

“Eu vejo sempre uma crise como uma oportunidade para analisar qual a melhor forma de utilizar a nossa imaginação para ultrapassar os momentos menos positivos. Esses momentos cíclicos devem ser aproveitados para desenvolver os recursos existentes. Tanto na vida, como nos negócios, existem fases positivas e menos positivas. Se fixarmos um olhar negativo sobre as coisas, jamais veremos a bonança”, assevera.

No meio de tantos segredos para o êxito, um, em particular, tem feito da Print4You uma empresa distinta – o sentido de família.

“Nas instalações da família Print4You, os dias de trabalho são distribuídos entre a oficina de manutenção das máquinas e equipamentos, armazém, escritórios e helpdesk. A sala de formação é frequentemente utilizada pelas acções de formação contínua. Para o período de descanso dos trabalhadores, foram criados importantes espaços para todos almoçarem e conviverem tranquilamente. Por fim, e porque numa casa as famílias têm expostas as suas fotografias, aqui também temos fotografias de todos os funcionários espalhadas por toda a parte, tudo isto para fazer com que os eles se sintam acarinhados e valorizados. Tenho a certeza que todos eles vestem e amam a camisola Print4You”, sentencia.

 

António Dias

2019-07-24T12:44:41+00:00 24 Julho 2019|Negócios|